Brinquedoteca

Um Lugar para brincar

Uma brinquedoteca é um espaço projetado para promover aprendizagem e desenvolvimento infantil através do brincar, oferecendo um ambiente seguro e estimulante para atividades lúdicas. 

É um local onde as crianças podem interagir, explorar, aprender e desenvolver diversas habilidades sociais, cognitivas, motoras e até mesmo emocionais.

Aqui estão alguns exemplos de brinquedotecas:

image

Brinquedoteca Escolar

image

Brinquedoteca Hospitalar

image

Brinquedoteca Comunitária

image

Brinquedoteca Circulante

image

Brinquedoteca na Empresa

image

Brinquedoteca Especializada

image

Em Casa e no Condomínio

img

Valorizando as brincadeiras infantis

10 de Abril 2025 | Suely Scardini

A dinâmica do mundo moderno reserva aos pais pouco tempo para disporem aos filhos e participarem mais de perto do seu desenvolvimento. Isso provoca em muitos pais um sentimento de culpa.


Porém, vale ressaltar que ao invés de preocuparem-se com a quantidade de tempo dedicado aos filhos, é importante que saibam aproveitar com qualidade o tempo que possam estar juntos. Compreender o universo infantil é fundamental quando fala-se na qualidade da relação entre pais e filhos.

Na infância a atividade lúdica – brincadeira – é a principal, em torno da qual organizam-se as demais atividades que promovem aprendizagem do mundo que cerca as crianças. Brincar em casa, na rua, na escola, no clube, na brinquedoteca, sozinho ou com companheiros, com objetos – brinquedos em especial – ou apenas no imaginário são situações observadas no cotidiano infanto-juvenil. Toda oportunidade que têm transformam suas atividades em brincadeiras e é nessa dimensão que os pais precisam estar atentos e participativos.

O brincar é amplamente reconhecido como uma atividade importante por favorecer o desenvolvimento humano integral – biopsicossocial.

Através do brincar a criança tem a possibilidade de experimentar, criar, acertar, errar, desenvolver suas habilidades cognitivas, afetivas, sociais e psicomotoras, formadoras de competências futuras.

O contexto social atual mostra que as crianças dos grandes centros urbanos estão de forma acelerada sendo cerceadas na sua condição de brincar, e até mesmo de serem crianças. Daí a importância de se preservar um espaço e tempo diferentes daqueles que a sociedade disponibiliza às crianças, 
favorecendo-lhes o livre brincar onde a espontaneidade é valorizada e a criatividade estimulada. 

O brincar facilita o relacionamento interpessoal, os grupos de brincadeiras funcionam como microssociedades onde as crianças estabelecem suas próprias regras, transmitem, criam e recriam a cultura de sua sociedade sendo, desta forma, capazes de construir conceitos e consciência voltadas para a coletividade e o bem-estar comum.

Aqui fica o convite ao leitor para construirmos um mundo lúdico, onde brincar junto com a criança possibilita estreitamento de laços afetivos, a construção de vínculos sólidos e duradouros imprescindíveis na formação de uma personalidade saudável, o que torna a vida uma descoberta feliz tanto para a criança quanto para o adulto que se (re)descobre como indivíduo lúdico.

  • Suely Scardini é Psicóloga, Gestora da Fábrica de Brincadeiras e Brinquedista.

Aqui abaixo está um artigo escrito para a Revista Caminhos Alternativos.

img